quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Mutirão de plantio

Prezados Amigos e Parceiros do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo,

Nesta última terça-feira,  um grupo de voluntário realizaram uma primeira reunião para Organizar o Mutirão de Plantio - Tempo de Plantar '2014/2015, a reunião foi precedida antes de uma visita, realizada na semana passada, aos possíveis locais de plantio que poderiam receber as mudas do Ciclo 2013/2014 do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo,  executado pela Funatura, responsável pela região do Alto São Bartolomeu (Planaltina, Sobradinho e Paranoá), que nesse período de chuva estará realizando mais um ciclo de plantio buscando atingir a meta de um milhão de mudas plantadas, juntamente com os outros parceiros do projeto. O projeto é apoiado pela Fundação Banco do Brasil e pelo BNDES. 

Nessa reunião, deliberamos que estaremos realizando um primeiro Mutirão de Plantio'2014/2015, DIA 6 DEZEMBRO, SÁBADO, das 9h às 12h. Esse ano o plantio será numa área localizada na Sede da Associação Cultural Boi do Sr.Teodoro, Sobradinho/DF, que fica localizada próximo as margens do Ribeirão Sobradinho.

O Ribeirão Sobradinho é um dos principais afluentes do Rio São Bartolomeu, sendo um dos mais degradados por estar situado justamente próximo a cidade, suas nascentes de água estão ameaçadas devido a forte especulação imobiliária com edificações realizada as margens do ribeirão, sem respeitar o Código Florestal Brasileiro. 

Essa situação levou a população a anos realizar uma iniciativa denominada "SOS Ribeirão Sobradinho", nesse período várias iniciativas foram realizadas, com abaixo assinado e um diagnóstico inicial. 

A partir da mobilização para constituir o Comitê Alto Rio São Bartolomeu, realizado ano passado, iniciou-se uma mobilização de vários parceiros, entre eles a Casa do Ribeiro, Administração Regional,  ADASA, Caesb, Câmara Legislativa,  Deputado Joe Valle, Deputado Wasny,  Redes de Sementes, Amigos da Floresta, Projeto Rio São Bartolomeu Vivo, Funatura, Ibram, Policia Militar Ambiental, Secretaria de Educação - Regional de Ensino de Sobradinho, a Seagri, a Emater,  e várias entidades comunitária locais para iniciar o ''Projeto Ribeirão Sobradinho Vivo".

Nesse sentido, estamos convidando todos os parceiros institucionais e pessoas individualmente para realizarmos a Reunião de Organização do Mutirão de Plantio - Tempo de Plantar'2014 , a realizar-se na próxima terça-feira, dia 25/11, às 9h, na Casa do Ribeirão, Sobradinho.

Na pauta os últimos preparativos para o mutirão de plantio, na ocasião também é nosso desejo realizar o cercamento de uma nascente localizada dentro da Associação do Boi do Sr. Teodoro, para isso,  estamos precisando de arames, estacas e pregos.

Na expectativa de contarmos com a presença de todos para juntos realizar um bom evento, aguardo a confirmação da presença na reunião preparativa ou no dia do mutirão.

Atenciosamente
Paulo César Araújo
pela Comissão de Mobilização do Mutirão de Plantio - Tempo de Plantar'2014/2015  

--
Movimento Rio São Bartolomeu Vivo


Nenhum comentário: